O Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) anunciou hoje a suspensão da greve ao trabalho extraordinário, em dias de descanso semanal e feriados nos comboios do Porto de Sines e no comboio histórico do Douro.
Em comunicado divulgado no seu portal, o SMAQ adianta que suspendeu ainda a paralisação na Linha de Cascais, entre 14 e 16 de julho, devido ao festival musical Optimus Alive, e ao trabalho em dia de descanso não compensado.
Perante a possibilidade do recurso ao trabalho em dia de descanso não compensado, o sindicato assinala que a CP Carga "tem reunidas as condições para a realização de todos os comboios de mercadoria, designadamente do Porto de Sines".
A paralisação, ao trabalho extraordinário, em dias de descanso semanal e feriados, começou a 30 de junho e termina a 31 de julho. Visa contestar, entre outras medidas, os cortes salariais.
O SMAQ justifica a suspensão parcial da greve com o facto de ter obtido, após reunião com a Secretaria de Estado dos Transportes, "o compromisso e a disponibilidade para o restabelecimento do diálogo e da negociação, com vista à resolução dos problemas profissionais dos maquinistas e, consequentemente, alcançar a paz social nos caminhos-de-ferro".
O sindicato acrescenta que teve também em consideração "as implicações da greve na economia nacional, permitindo o escoamento dos comboios do Porto de Sines", bem como "o serviço às populações e às regiões do país, inclusive na vertente turística".