Aguiar-Branco inicia hoje visita oficial de quatro dias a Moçambique


O ministro da Defesa inicia hoje uma visita oficial de quatro dias a Moçambique, tendo previstos vários encontros com governantes e a entrega de uma aeronave CESSNA e material de salvamento marítimo àquele país africano. A visita de José Pedro Aguiar-Branco começa hoje de manhã com uma deposição de flores na Praça dos Heróis (9:30…


O ministro da Defesa inicia hoje uma visita oficial de quatro dias a Moçambique, tendo previstos vários encontros com governantes e a entrega de uma aeronave CESSNA e material de salvamento marítimo àquele país africano.

A visita de José Pedro Aguiar-Branco começa hoje de manhã com uma deposição de flores na Praça dos Heróis (9:30 locais), seguindo-se um encontro com o seu homólogo moçambicano e a assinatura de um acordo de cooperação no domínio da Defesa.

À tarde têm lugar duas cerimónias de entrega de equipamento militar: vários botes e uma aeronave CESSNA para a Marinha e a Força Aérea moçambicanas.

Na quinta-feira, Aguiar-Branco faz uma visita ao centro de formação de fuzileiros, na Catembe, à residência onde estão instalados os militares portugueses que asseguram a cooperação técnico-militar e também ao centro de análise estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

No dia seguinte, o governante português encontra-se de manhã com o ministro do Interior de Moçambique, ao qual se segue a cerimónia de entrega de material (botes) para o Serviço Nacional de Salvação Pública, no âmbito de um acordo assinado em março com o Instituto de Socorros a Náufragos português para desenvolver um sistema de apoio a banhistas e de salvamentos no mar.

No último dia de visita, sábado, Aguiar-Branco desloca-se a Nampula para visitar a Academia Militar Marechal Samora Machel e proferir uma palestra aos estudantes daquela instituição.