Enfermeiros: ministro pede intervenção da IGAS para verificar o processo de contratação


 


 

O Ministério da Saúde anunciou hoje ter pedido a intervenção da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) para verificar a regularidade do processo concursal para a contratação de enfermeiros.

Em comunicado, a tutela afirma que "o ministro da Saúde pediu à Inspeção Geral das Atividades em Saúde para analisar o processo concursal, tendo em vista avaliar a sua regularidade e adequação".

Na segunda-feira, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) de estar a contratar serviços de enfermagem a preços de saldo, chegando a pagar menos de quatro euros por hora.

Em causa estão dezenas de enfermeiros que prestam serviços nos centros de saúde e hospitais, através de empresas de prestação de serviços que concorrem a concursos abertos pela ARSLVT.

Na mesma nota, o ministério diz que “tem acompanhado de perto o dossier do concurso para a contratação de serviços de enfermagem e os resultados do mesmo” e adianta ter agendado uma reunião com o bastonário da Ordem dos Enfermeiros, com quem tem estado em contacto para, em conjunto com os restantes intervenientes no processo, encontrarem as melhores soluções.

Desconhece-se a data da referida reunião.