Renascença. Rádio ligada à Igreja vai receber Ordem de Mérito pelos 75 anos


Henry Jenkins, um investigador americano, afirmou um dia “old media never die” (“os velhos media nunca morrem”). Talvez, por isso, a Rádio Renascença (RR) tenha atingido os 75 anos. Embora as comemorações tenham começado há quase um ano, o dia 9 de Abril vai ficar para sempre marcado na história da RR. Isto porque a…


Henry Jenkins, um investigador americano, afirmou um dia “old media never die” (“os velhos media nunca morrem”). Talvez, por isso, a Rádio Renascença (RR) tenha atingido os 75 anos. Embora as comemorações tenham começado há quase um ano, o dia 9 de Abril vai ficar para sempre marcado na história da RR. Isto porque a emissora católica portuguesa vai ser condecorada com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República, no Palácio de Belém.

“É muito importante para nós pois, pela primeira vez, um meio de comunicação social privado vai receber esta honra”, disse ao i, fonte do gabinete de comunicação da estação de rádio.

Logo no dia a seguir, a 10 de Abril, a Renascença vai fazer um programa ao vivo desde um autocarro a circular pela cidade de Lisboa, contando com as presenças de António Sala, a fadista Carminho, o futebolista Luís Figo e Tim. No mesmo dia, às 18h30, será lançado o livro oficial do 75.º aniversário.

O grupo chama-se actualmente Grupo r/com, é composto por 4 canais de rádio – Renascença, RFM, MEGA HITS, RÁDIO SIM – que emitem 24 horas por dia, com 82 frequências espalhadas por todo o continente, além das emissões online. A RR e a RFM têm cobertura nacional, enquanto que a MEGA HITS tem licenças em Lisboa, Porto, Coimbra,  Sintra, Aveiro e Braga e a RÁDIO SIM emite em Braga, Elvas, Évora, Leiria, Lisboa/Setúbal, Viseu e Rio Maior/Caldas da Rainha/Santarém em FM e para todo o país em Onda Média.

 

Alguns dos programas mais marcantes da estação são o famoso “Despertar”, de António Sala e Olga Cardoso (nascido no final dos anos 1970) e “Bola Branca”. Este último, um programa dedicado ao desporto, com ênfase sobretudo no futebol, ainda se mantém no ar.

A História da RR Fundada por monsenhor Manuel Lopes da Cruz, as emissões regulares da RR, com sede em Lisboa, iniciaram em 1937. Contudo, durante a revolução de 25 de Abril de 1974, a rádio foi ocupada pelos trabalhadores e os seus emissores na capital acabaram por ser destruídos por bombas. Em Dezembro de 1975 foi devolvida à Igreja Católica, que restaurou as instalações, os equipamentos e ainda reforçou o número de profissionais e colaboradores. Em 1986, a RR começou a emitir duas programações distintas, através da Renascença e da RFM. Mais recentemente, em 1988, surge a Mega FM, dedicada a um público mais jovem. O Grupo Renascença é líder de audiências há três décadas. “Só em 2002 a Renascença, o canal mais antigo, deixou a liderança para a RFM. Há 30 anos que a liderança das audiências está neste grupo”, afirmou o padre João Aguiar, presidente do conselho de gerência.