Jornais britânicos vendem cada vez menos exemplares. A excepção é o “i”


O panorama é desolador: seguindo uma tendência mundial, os diários britânicos vêem as suas vendas a descer. Os últimos números de circulação oficiais revelados mostram que o poderoso “The Independent” caiu 42,3% em circulação, comparado com Fevereiro de 2011, mas o irmão mais novo da casa Independent, o “i”, aumentou a circulação em 50,49% num…


O panorama é desolador: seguindo uma tendência mundial, os diários britânicos vêem as suas vendas a descer. Os últimos números de circulação oficiais revelados mostram que o poderoso “The Independent” caiu 42,3% em circulação, comparado com Fevereiro de 2011, mas o irmão mais novo da casa Independent, o “i”, aumentou a circulação em 50,49% num ano, registando em Fevereiro mais 8,68% do que em Janeiro. Uma campanha publicitária que inclui anúncios televisivos pode ter ajudado a aumentar a circulação do “i” britânico, em conjunto com uma campanha de ofertas impulsionada desde Outubro.

O problema para o irmão mais velho, o “The Independent”, é que o programa de ofertas da casa foi redireccionado para o “i”, obrigando a que o título mais velho visse reduzidas as suas ofertas em menos 40 mil exemplares, em comparação com o ano passado, ao mesmo tempo que reduzia a distribuição para o exterior: em Fevereiro de 2011, o “Independent” distribuía 23 547 exemplares fora da Grã-Bretanha, comparado com apenas 540 no mês passado.

Também na área da imprensa britânica de referência, o “The Guardian” teve uma queda de 17,75%, relativamente a Fevereiro do ano passado, distribuindo 215 988 exemplares em Fevereiro, um número que mostra uma queda de 5,99% relativamente a Janeiro. Também a redição da distribuição para o exterior ditou a queda da circulação total do “Guardian”.

A queda generalizada também afecta um dos maiores jornais de referência na área económica do mundo. Num ano, o “Financial Times” teve uma descida de vendas na ordem dos 16,43%. Em Fevereiro, pôs em circulação 316 493 exemplares, uma queda de 1,02% relativamente a Janeiro.

Também as vendas do histórico “The Times” cairam 10,86% entre Fevereiro de 2011 e Fevereiro de 2012. O “Times” vende agora 397 549 exemplares por dia, mas de Janeiro para Fevereiro de 2012 diminuiu as vendas em 1,87%.

No capítulo dos tablóides, o “Daily Mail” subiu de vendas 6,04% num ano, vendendo agora 1 945 496 exemplares. Enquanto isso, o “Daily Star” desceu de vendas 14,11%, em comparação com Fevereiro de 2011, vendendo agora 617 082 exemplares. O “Daily Express” caiu 7,39% num ano: 577 543 exemplares por dia.

O famoso diário de Rupert Murdoch, o “The Sun”, caiu 8,38% num ano, e 6,14% desde Janeiro, altura em que esteve na linha de fogo com a polémica da venda de informações que está sob investigação judicial. Mesmo assim, o número de exemplares na rua é expressivo: 2 582 301.

Também o concorrente “Daily Mirror” está em queda: perdeu 6,32% desde Fevereiro de 2011 e 1,76% desde Janeiro de 2012.