Líbia: Região de Cirenaica declara-se semi-autónoma e pede federalismo


Benghazi, Líbia, 06 mar (Lusa) — Líderes tribais e comandantes de milícias declararam hoje semi-autónoma a região de Cirenaica, na zona leste da Líbia, rica em petróleo, e pediram o regresso ao f


Benghazi, Líbia, 06 mar (Lusa) — Líderes tribais e comandantes de milícias declararam hoje semi-autónoma a região de Cirenaica, na zona leste da Líbia, rica em petróleo, e pediram o regresso ao federalismo.


Numa cerimónia realizada em Benghazi, foi ainda nomeado um conselho para gerir a nova região, que se estende desde a cidade costeira de Sirte (no centro da Líbia) até à fronteira com o Egito.


“Um sistema federal é a escolha da região” de Cirenaica, indicaram num comunicado conjunto os líderes tribais e políticos.