Jornal espanhol Publico fecha edição em papel e mantém-se apenas na internet


O diário espanhol Público anunciou hoje o fecho no domingo da sua edição em papel, quatro anos depois de ter nascido, mantendo apenas uma presença online. A empresa editora do jornal, Medipubli, informou em comunicado que a crise publicitária, a "profunda" transformação do setor da imprensa escrita e as "dificuldades" de aceder a novo financiamento…


O diário espanhol Público anunciou hoje o fecho no domingo da sua edição em papel, quatro anos depois de ter nascido, mantendo apenas uma presença online.

A empresa editora do jornal, Medipubli, informou em comunicado que a crise publicitária, a "profunda" transformação do setor da imprensa escrita e as "dificuldades" de aceder a novo financiamento são as razões fundamentais do fecho do título mais jovem da imprensa generalista espanhola.

O jornal, que nasceu a 26 de setembro de 2007, tinha tentado nos últimos meses encontrar novos investidores, estando desde o início do ano em concurso voluntário de credores.

No comunicado, a editora agradece as "inúmeras" mostras de apoio recebidas nas últimas semanas, afirmando que apesar de repetidas tentativas não foi possível encontrar apoio financeiro para um jornal que era considerado como um dos mais à esquerda do panorama da imprensa escrita espanhola.

A informação hoje divulgada não clarifica o que acontecerá aos trabalhadores do jornal, insistindo que a edição digital se mantém e a que a página do jornal tem 5,5 milhões de utilizadores diários únicos, sendo assim a quarta de informação geral em Espanha.