Santiago, 03 jan (Lusa) – Os incêndios registados em vários regiões do sul do Chile destruíram mais de 40 mil hectares de vegetação na última semana, segundo o balanço hoje atualizado pelas autoridades, que suspeitam que atos criminosos estejam na origem de alguns incidentes.
A nível nacional, cerca de vinte fogos estiveram hoje ativos, um número que não é propriamente excecional neste período de verão austral, mas uma “situação de extrema vulnerabilidade”, devido à seca e aos ventos fortes, afirmou o ministro chileno do Interior, Rodrigo Hinspeter, citado pela AFP.
O mais importante dos incêndios continuou hoje ativo na cidade de Quillon, 500 quilómetros a sul de Santiago, na região densamente arborizada de Biobio. Desde sábado já destruiu 22,5 mil hectares, bem como uma centena de habitações.