Tarouca: Mosteiro cistercense de Salzedas brilha de novo após profunda requalificação


Tarouca, 25 Out (Lusa) – O mosteiro cistercense de Santa Maria de Salzedas, em Tarouca, abre de novo as portas ao público quarta-feira depois de obras de requalificação, orçadas em um milhão de eu


Tarouca, 25 Out (Lusa) – O mosteiro cistercense de Santa Maria de Salzedas, em Tarouca, abre de novo as portas ao público quarta-feira depois de obras de requalificação, orçadas em um milhão de euros que incluem o restauro de 12 pinturas de Grão Vasco.


Erguido no século XII, por ordem de D. Teresa Afonso, esposa de Egas Moniz, o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, a par do Mosteiro de São João de Tarouca, é um dos mais emblemáticos monumentos ligados à Ordem de Cister em Portugal, anterior ao Mosteiro de Alcobaça.


As obras a que foi sujeito agora, num projeto iniciado ainda durante o governo de António Guterres, mas que foi tendo vários percalços ao longo dos anos, incluem o restauro da sacristia, a área de guarda dos paramentos religiosos, o teto, o chão e as escadarias, interiores e exteriores, além da fachada e do interior da capela.