Receitas turísticas atingiram os 11 mil milhões até outubro

Receitas turísticas atingiram os 11 mil milhões até outubro


Valores subiram mais de mil milhões este ano e assistiu-se a um prolongamento da atividade ao longo do ano com outubro a ser o quarto melhor mês


As receitas turísticas em Portugal alcançaram os 1,3 mil milhões de euros só no mês de outubro. Este número representa um aumento de 16,8%, de acordo com os dados do Banco de Portugal. Já de janeiro a outubro, as receitas turísticas atingiram 11 mil milhões de euros, representando um crescimento de 10,3%, face ao período homólogo. Feitas as contas, no acumulado do ano as receitas turísticas já ultrapassaram em cerca de mil milhões de euros o resultado obtido no mesmo período de 2015.

De acordo com o relatório do Banco de Portugal, verifica-se uma tendência crescente nos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, que gastaram 36 milhões de euros por dia no país nos primeiros dez meses deste ano. Este valor representa uma subida de quatro milhões face aos gastos diários de igual período do ano passado.

E ao contrário do que acontecia em anos anteriores, outubro foi o quarto melhor de mês de 2016, registando-se, assim, um prolongamento da atividade do setor turístico ao longo do ano.

A verdade é que esta realidade não é nova. Os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) já revelaram que as dormidas e proveitos turísticos superaram em outubro os resultados totais alcançados de 2015, e Portugal já teve este ano mais quatro milhões de dormidas do que em 2015.

Apesar dos crescimentos da atividade turística sentirem-se em todo o país há regiões que apresentam maiores destaques. É o caso, por exemplo, dos Açores (30%), Madeira (20%), Alentejo (17%), Norte e Centro (13%).

Para Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, estes resultados representam a “forte aposta realizada na captação de novas rotas aéreas e operações turísticas ao longo do ano e no aumento da atratividade do destino Portugal”.
E a responsável dá números: “só este ano Portugal captou 64 novas operações aéreas, aumentando a oferta em 750 mil lugares, em particular fora da época alta. Ao mesmo tempo, apostámos em aumentar a atratividade do destino Portugal, diversificando produtos e dinamizando a oferta turística ao longo de todo o ano, nomeadamente através da captação de eventos”, explicou.

Crescer ainda mais

Para o próximo ano, as perspetivas são animadoras e Ana Mendes Godinho já traçou as metas e acredita que iremos assistir a um aumento na qualificação e valorização dos trabalhadores, bem como numa promoção orientada para os mercados internacionais.

“Garantir que comunicamos diretamente para cada um dos mercados está a permitir conquistar novos públicos, como são exemplo os EUA e a Polónia, onde crescemos 20% desde o início do ano, ou a Holanda, onde estamos a crescer perto de 13%. Estes números são o resultado do forte empenho e dedicação de todos os que trabalham no turismo”.

Além de estar a conquistar novos mercados, Portugal está ainda a conseguir registar crescimentos expressivos nos seus mercados tradicionais, como França (17,9%), Reino Unido (9,5%) e Espanha (9,2%), acrescenta.