Primeiro-ministro vai encontra-se com dirigentes da UE e da NATO em Bruxelas

Primeiro-ministro vai encontra-se com dirigentes da UE e da NATO em Bruxelas


António Costa irá deixar uma “mensagem de agradecimento com quem trabalhou”.


Na véspera da reunião com o Conselho Europeu em Bruxelas, na próxima semana, o primeiro-ministro demissionário, António Costa, irá transmitir uma “mensagem de agradecimento” a vários dirigentes da União Europeia (UE), com quem trabalhou.

O governante irá também reunir-se com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg.

Costa irá viajar até Bruxelas, na próxima semana, para uma reunião do Conselho Europeu, que decorre, de acordo com uma nota do gabinete do primeiro-ministro, nos dias 21 e 22 de março.

O comunicado, divulgado este sábado, informa que: “Na véspera, vai reunir-se com alguns dos principais protagonistas europeus com quem mais trabalhou nos últimos anos. Será transmitida uma mensagem de agradecimento pelo trabalho construído, em boa articulação, ao longo dos últimos oito anos”.

O líder do executivo irá reunir com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola. Está também na agenda do primeiro-ministro, encontrar-se com com a Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, com o Comissário Europeu para Assuntos Económicos e Monetários, Paolo Gentilloni, com o Comissário Europeu para o Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, e com o Comissário Europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton.

Conforme indica a nota, António Costa tem também uma reunião marcada com a Comissária portuguesa Elisa Ferreira, responsável pela Coesão e Reformas.

Em Bruxelas, o governante pretende, antes do Conselho Europeu, reunir com o com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

Estão também previstos “vários outros encontros”, nomeadamente com membros do Parlamento Europeu portugueses e com a Reitora do Colégio da Europa, Federica Mogherini.