A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu, entre segunda e sexta-feira, passadas 114 toneladas de precursores (substâncias químicas) de produtos explosivos.
Em comunicado, enviado esta segunda-feira às redações, a PSP refere que no âmbito da operação ‘Explosives Precursors’ foram realizadas 179 ações de fiscalização a operadores económicos que disponibilizam precursores explosivos e a utilizadores profissionais visando a prevenção de “ilícitos associados” à atividade.
A fora de segurança explica ainda que os produtos em causa são substâncias, constituintes, que podem ser utilizados no fabrico ilícito de explosivos, mas, também, de forma lícita por exemplo na agricultura, nomeadamente como fertilizantes e herbicidas.
Assim, na sequência da operação, foram instaurados 25 autos de contraordenação: nove por armazenagem irregular, oito por falta de registos ou registos irregulares das transações e aquisições ou fabricos efetuados e três por incumprimento das normas técnicas definidas para o exercício da atividade, bem como outros três por disponibilização de precursores de produtos explosivos objeto de restrições a particulares.
Além disso, foram ainda apreendidas 11 toneladas (10.875kg) de nitrato de potássio e três toneladas (2.950kg) de permanganato de potássio por armazenagem de nitratos em quantidade superior ao permitido e por não possuírem a respetiva licença emitida pela PSP.