17/04/2024
 
 
Espanha. Encontrado morto piloto russo desertor

Espanha. Encontrado morto piloto russo desertor

Jornal i 19/02/2024 19:18

A ofensiva militar russa no território ucraniano foi desencadeada em 24 de fevereiro de 2022

Um piloto russo que desertou em agosto passado para se entregar ao Exército ucraniano com o helicóptero que pilotava foi encontrado morto em Espanha, noticiou esta segunda-feira o jornal ucraniano Kyiv Post.

A morte do piloto foi confirmada pelo representante dos serviços secretos militares ucranianos (GUR). Andri Yusov indicou não poder “confirmar o motivo” da morte e não mencionou o local onde Maxim Kuzminov foi encontrado.

O Ukrainska Pravda, outro jornal ucraniano, noticiou que o piloto foi morto a tiro. Segundo a notícia, perto da sua residência foi encontrado um automóvel calcinado que poderá ter sido utilizado pelos perpetradores.

Kuzminov optou por viver em Espanha em vez de se fixar na Ucrânia.

A deserção do russo foi divulgada em setembro passado quando o GUR ucraniano publicou imagens onde o piloto, então com 28 anos, indicava como foi contactado pelos serviços secretos militares inimigos, que lhe ofereceram a deserção para o lado ucraniano a troco de dinheiro e proteção.

Na ocasião, Kirilo Budanov, então chefe do GUR ucraniano assegurou que a inteligência militar ucraniana conseguiu retirar da Rússia a família do piloto desertor.

A ofensiva militar russa no território ucraniano foi desencadeada em 24 de fevereiro de 2022.

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline