20/04/2024
 
 
Embarcações proibidas de se aproximarem de orcas

Embarcações proibidas de se aproximarem de orcas

Jornal i 11/07/2023 13:49

É aconselhado que nos casos em que as orcas se tentem aproximar das embarcações, estas se afastem. Caso os animais cheguem perto dos barcos a embarcação deve ficar parada deixando o motor em funcionamento, só retomando quando os bichos se afastarem. 

A partir desta terça-feira, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) proíbe as embarcações marítimo-turísticas de se aproximarem de grupos de orcas. 

"Sendo desconhecidas as razões deste comportamento recente e repetitivo para com as embarcações, sabe-se que as interações iniciais, conduzidas por um reduzido grupo de orcas juvenis, são atualmente realizadas por um conjunto mais alargado de animais", explica o ICNF, em comunicado. 

O instituto explica ainda que a interação mais intensa das orcas com semirrígidos ou outro tipo de embarcações de menores dimensões pode originar consequências graves.  

Para contrariar a tendência, é aconselhado que nos casos em que as orcas se tentem aproximar das embarcações, estas se afastem. Caso os animais cheguem perto dos barcos a embarcação deve ficar parada deixando o motor em funcionamento, só retomando quando os bichos se afastarem. 

Estas proibições estão abrangidas por um decreto-lei que visa a conservação de habitats naturais e da fauna e da flora selvagens do território da União Europeia.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline