23/02/2024
 
 
Hacker português de 21 anos, líder de uma das maiores redes criminosas do mundo, detido no Reino Unido

Hacker português de 21 anos, líder de uma das maiores redes criminosas do mundo, detido no Reino Unido

Jornal i 12/04/2022 17:52

O RaidForuns, segundo explica Europol, era um dos principais mercados na comunidade de hacking a nível global, contabilizando mais de meio milhão de utilizadores.

Um português, de 21 anos, líder do mercado ilegal RaidForuns -- que foi encerrado e viu as suas infraestruturas apreendidas --  foi detido no Reino Unido e está à espera de ser extraditado, na sequência da operação "Tourniquet", coordenada pela Europol. O jovem está acusado de seis crimes, entre os quais crimes de acesso indevido e de fraude informática. 

O RaidForuns, segundo explica Europol, era um dos principais mercados na comunidade de hacking a nível global, contabilizando mais de meio milhão de utilizadores e "tinha-se afirmado ao vender o acesso a fugas de bases de dados de alto nível pertencentes a uma série de empresas americanas em diferentes indústrias", tais como "informação para milhões de cartões de crédito, números de contas bancárias e os nomes de utilizador e palavras-passe associadas necessárias para aceder a contas online", diz a força de segurança, em comunicado. 

Também a Polícia Judiciária, que coordenou a operação em Portugal, informa que este "foi o culminar de um ano de investigação meticulosa que envolveu a intervenção de autoridades policiais de vários países e que permitiu identificar um suspeito português como um dos principais administradores" do fórum. Para além disso, "foram realizadas várias buscas domiciliárias que conduziram à apreensão de bens materiais de elevado valor monetário e de um acervo de bases de dados que permitirão determinar a total abrangência dos factos, recolha de prova, eventual recuperação da informação exfiltrada e cabal incriminação dos autores". 

A operações contou ainda com o apoio de "alguns serviços dos Estados Unidos: casos dos US Secret Service (USSS), Federal Bureau of Investigation (FBI) e, US Internal Revenue Service (USIRS)", parceiros que têm colaborado Grupo de Trabalho Conjunto de Ação contra o Cibercrime da Europol, para identificar os "principais alvos e estabelecer uma estratégia coordenada para preparar a fase final da investigação". 

De acordo com a Europol, "este intercâmbio de informações permitiu aos investigadores definir os diferentes papéis que os alvos desempenharam neste mercado, ou seja: o administrador, os branqueadores de dinheiro, os utilizadores encarregados de roubar/enviar os dados, e os compradores".

.@TheJusticeDept announced the seizure of the Raidforums website—a marketplace for #cybercriminals to buy and sell hacked data—and unsealed criminal charges against its founder and administrator, Diogo Santos Coelho of Portugal. #CyberIsATeamSport @FBIWFO https://t.co/rrzGlUWpWc pic.twitter.com/BtzsnnP9lZ

— FBI (@FBI) April 12, 2022

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline