Ginastas pedem donativos para participar no Campeonato do Mundo no Azerbaijão

Ginastas pedem donativos para participar no Campeonato do Mundo no Azerbaijão


Os orçamentos para cada atleta estão compreendidos entre os 1500 e 1900 euros. Aproximadamente 50 atletas juniores do país participarão na competição internacional.


Dezenas de atletas portugueses estão a criar campanhas de angariação de fundos com o objetivo de obter dinheiro suficiente para viajar até Baku, no Azerbaijão, e lá ficar de 3 a 6 de março para representar o país nesta competição mundial de ginástica acrobática.

A título de exemplo, Leonor Malho e Sofia Lopes, irmãs de 18 e 13 anos, respetivamente, são praticantes de ginástica acrobática do Sporting Club de Portugal e estão apuradas para representar Portugal no escalão 13/19 anos, Junior Elite. “Para conseguirmos ‘espalhar magia’ com a nossa ginástica precisamos do apoio de todos, qualquer ajuda é boa”, escreveram no gofundme, tendo já alcançado 3510 euros à hora de fecho desta edição. Ou seja, mais 1510 euros do que o valor estipulado inicialmente pelas vice-campeãs do Mundo em Genebra, na Suíça, no ano passado.

Por outro lado, as também irmãs Íris, Lara e Ema Fernandes ultrapassaram a meta de 3000 euros, tendo alcançado os 3515. “Acreditem que todos os dias treinamos como grandes guerreiras entre estudos e mais de 4 horas diárias sem nunca desistir! Chegámos as três até aqui com muita dedicação e agora só com a ajuda de todos é que conseguiremos chegar a Baku com Portugal no coração”, redigiram.

O clube Gimnofrielas, em Loures, disponibilizou um IBAN online para que todos possam contribuir. Este será representado por Vasco Bilro e Rafael Santos, estreantes em pares masculinos, enquanto Dinis Justinho e Maria Mendes, que estiveram no Mundial e Europeu em 2021, estão inscritos nos pares mistos.  “Portugal tem tido na acrobática campeões mundiais e europeus, pelo que a disciplina mereceria uma maior atenção. Para já, temos tido alguns apoios, mas ainda não são os suficientes”, disse Mauro Policarpo, treinador dos atletas, ao jornal Record.

Sabe-se que a Federação de Ginástica de Portugal /(FGP) patrocina no totalidade as despesas dos atletas seniores, mas não tem condições financeiras para assegurar as dos escalões mais jovens. Em declarações à MAGG, a Federação esclareceu que “em termos de apoio à participação dos ginastas nos Campeonato da Europa e Campeonato do Mundo, a FGP apoia financeiramente a 100% a Seleção Nacional – ginastas Seniores, treinadores nacionais, juízes, chefes de delegação e fisioterapeutas”. Tal como a Federação, os clubes não têm dinheiro para ajudar os seus atletas.