Projeto europeu quer preparar comunidade escolar para desafios da saúde pública

Projeto europeu quer preparar comunidade escolar para desafios da saúde pública


Está financiado em 1.46 milhões de euros pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia e conta com várias instituições de educação.


O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) agrega um projeto que tem por objetivo preparar a comunidade escolar para os desafios da saúde pública, incluindo mais de 3.000 alunos de quatro diferentes países europeus: Portugal, Grécia, Chipre e Polónia.

O instituto do Porto revela esta quarta-feira, em comunicado, que o projeto europeu, intitulado PAFSE e liderado pela Escola Nacional de Saúde Pública, visa preparar a comunidade escolar para os desafios da saúde pública, fortalecendo esforços para “enriquecer a educação nas áreas curriculares STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)”.

O projeto vai, numa primeira fase, focar toda a comunidade escolar na preparação para “reduzir o risco de doenças transmissíveis e epidemias”, estando também previsto que se estenda a outros problemas como, por exemplo, a obesidade infantil, o cancro, diabetes, ou ainda acidentes rodoviários.

“A atual pandemia da covid-19 teve impactos significativos na sociedade e colocou o tema da saúde pública na ordem do dia, a nível global. A preocupação com a propagação de doenças infeciosas e zoonoses, ou seja, doenças transmitidas entre animais e seres humanos, são atualmente temas abordados não apenas pela comunidade científica, mas também pela população em geral”, destaca o INESC TEC.

Financiado em 1.46 milhões de euros pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, o projeto junta escolas, universidades, centros de investigação, laboratórios, empresas, associações e representantes da sociedade civil.