A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, esta quarta-feira, que a vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca pode ser administrada em pessoas com mais de 65 anos.
Segundo o organismo, a falha nas provas sobre a eficácia da vacina nesta faixa etária deve-se a um número reduzido de participantes com 65 anos ou mais nos ensaios clínicos. Brevemente, serão apresentados mais dados sobre a eficácia da vacina neste grupo etário, a partir dos ensaios clínicos que estão a ser realizados de momento e dos estudos da eficácia da vacina em países que estão a inoculá-la.
Esta decisão é tomada depois de vários países, como França, Alemanha e Suécia não recomendarem a administração desta vacina em pessoas com mais de 65 anos, por não terem a certeza da sua eficácia.
Recorde-se que no início desta semana, a Direção-Geral da Saúde portuguesa divulgou uma norma, que também indicava a utilização da vacina da AstraZeneca apenas para pessoas até aos 65 anos. E que "em nenhuma situação deve a vacinação de uma pessoa com 65 ou mais anos de idade ser atrasada" se só estivesse disponível esta vacina.
WHO SAGE presenting its interim recommendations on the use of AstraZeneca Vaccine against #COVID19 https://t.co/S06dixPEUP
— World Health Organization (WHO) (@WHO) February 10, 2021