28/1/21
 
 
Nevão em Madrid causa prejuízos de cerca de 1.400 milhões de euros

Nevão em Madrid causa prejuízos de cerca de 1.400 milhões de euros

AFP Jornal i 14/01/2021 17:26

No espaço de 30 horas, caíram 1.250.000 quilogramas de neve na capital espanhola. Os prejuízos chegam perto dos 1.400 milhões de euros.

O município de Madrid vai pedir ao Governo central espanhol que declare a capital como zona de catástrofe após o nevão causado pela tempestade Filomena. De acordo com o presidente da Câmara, José Luis Martínez-Almeida, o nevão causou prejuízos na cidade de cerca de 1.400 milhões de euros, em danos causados à atividade económica e em danos materiais.

Em conferência de imprensa, Martínez-Almeida pediu ainda ao Governo "para responder o mais rapidamente possível", de forma a "aliviar a situação". Também a Comunidade de Madrid e o Governo regional fizeram apelos no mesmo sentido.

Segundo a autarquia, o nevão causou danos no valor de pelo menos 400 milhões de euros em infraestruturas municipais e nos serviços públicos, e, caso o pedido seja negado, estará "numa situação muito complicada e difícil". No total, estima-se que os prejuízos tenham atingido os 1.398 milhões de euros.

No espaço de 30 horas, caíram 1.250.000 quilogramas de neve na capital espanhola: o equivalente a 23,2 milhões de metros cúbidos. "Para termos um exemplo gráfico, se colocássemos uma fila de camiões com 40.000 quilos de neve em cada um, a fila iria de Madrid até Bruxelas", afirmou Martínez-Almeida, citado pelo jornal espanhol El Confidencial.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×