3/8/21
 
 
Depressão Elsa. Cinco rios estão em risco de transbordar

Depressão Elsa. Cinco rios estão em risco de transbordar

Facebook Mateo Trás os MOntes Jornal i 19/12/2019 16:21

Em caso de inundação iminente, pode ser necessário evacuar várias localidades.

Cinco rios de Portugal continental estão em risco de transbordar devido à depressão Elsa, o que poderá provocar cheias em várias localidades. De acordo com a Proteção Civil, é esperada uma subida do nível das águas nas bacias hidrográficas dos rios Tâmega, Mondego, Águeda, Douro e Lima.

Segundo o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Pedro Nunes, entre as 15h00 de quarta-feira e as 12h00 desta quinta-feira, foram registadas cerca de 1800 ocorrências devido ao mau tempo.

"A maior parte das ocorrências estão relacionadas com quedas de árvores, quedas de estruturas, havendo igualmente o registo de inundações", disse, em declarações aos jornalistas na sede da ANEPC, em Oeiras.

Uma possível subida do nível da água nos rios está a preocupar as autoridades. Em caso de inundação iminente, pode ser necessário evacuar várias localidades.

Recorde-se que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Braga, Porto, Vila Real e Viana do Castelo estão esta tarde sob aviso vermelho.

O comandante da Proteção Civil referiu ainda que a "situação meteorológica complexa vai continuar nas próximas horas, provavelmente nos próximos dias". O estado do tempo deverá melhorar “significativamente a partir da tarde de sábado e manhã de domingo".

 

 

 

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×