15/9/19
 
 
É oficial: Theresa May apresenta demissão

É oficial: Theresa May apresenta demissão

AFP Jornal i 24/05/2019 09:58

 May afirmou que fez tudo ao seu alcançe para chegar a um acordo para o Brexit. 

Theresa May anunciou esta sexta-feira a demissão: “Vou deixar de ser a líder do partido na sexta-feira, 7 de junho”.

A primeira-ministra britânica irá permanecer no cargo até que seja encontrado um substituto. Entre os favoritos, está Boris Johnson, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros.

Em declarações aos jornalistas, May afirmou que fez tudo ao seu alcançe para chegar a um acordo para o Brexit. "Infelizmente não consegui", afirmou.

A governante considerou ainda que "o melhor interesse do país" é que o acordo continue, mas com outro líder do executivo.

O anúncio chegou após uma reúnião com Graham Brady, membro do Comitê 1922, grupo parlamentar privado do Partido Conservador, que preparava a segunda moção de censura a May.

A primeira-ministra demite-se depois de ter apresentado um plano com 10 pontos para o Brexit, incluindo um novo referendo - desenhado para persuadir deputados do Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn.

Theresa May assumiu a pasta de primeira-ministra em 2016, pouco tempo depois de o primeiro referendo do Brexit ter sido votado a favor da saída do Reino Unido da União Europeia. No entanto, até ao momento, a governante não conseguiu chegar a um acordo quanto aos termos da saída. O acordo do Brexit já foi chumbado três vezes pelos governantes britânicos.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×