19/11/18
 
 
Vítor Rainho 14/09/2018
Vítor Rainho

vitor.rainho@newsplex.pt

Não há hackers de borla

A história foi-me contada há já mais de um ano por diferentes pessoas de diferentes clubes, embora nunca tivesse tido a oportunidade de a confirmar. Penso que, como eu, muitos mas mesmo muitos jornalistas já a tinham ouvido. Quando os emails do Benfica começaram a ser divulgados pelo Porto Canal, sem que as autoridades policiais tivessem conhecimento deles, pelo menos publicamente, muito se especulou sobre a origem dos mesmos. A tal versão que corria é aquela que agora está em todo o lado: um hacker teria oferecido ao Benfica os emails do Sporting e do Porto, tendo o clube da Luz negado pagar o que foi pedido. O passo seguinte é mais ou menos conhecido, pois os emails dos encarnados começaram a circular em todo o lado. Dizia-se também na altura que o Benfica teria tentado negociar outra vez com o tal hacker, mas que chegou tarde. Se a história é ou não assim, as autoridades dirão de sua justiça. Mas era óbvio que os emails, que tanto embaraçam o Benfica, não podiam ter caído nas mãos do inefável Francisco J. Marques por obra e graça do Espírito Santo. 

Não é difícil prever que esta história ainda fará correr muita tinta e que muitas cabeças irão rolar, atendendo aos envolvidos. Se há a questão legal do que possam significar os emails do Benfica, também não deixa de ser verdade que quem “roubou” essa informação e supostamente a vendeu terá de explicar a quem e por quanto. Isto é: ninguém gostaria de ver os seus emails privados roubados por um hacker, independentemente de os mesmos conterem informação que a justiça possa aproveitar. Todos terão de responder perante ela. Quem roubou, quem comprou e quem foi denunciado. A justiça tem em mãos um dos processos mais complicados, atendendo ao fervor clubístico. Pelo menos Benfica e Porto vão atacar-se fora das quatro linhas e as consequências são imprevisíveis.

P. S. Não é normal, mas digo-o. Se já tinha uma enorme admiração por José Souto de Moura, ainda fiquei com mais depois da magnífica entrevista ao i. Um homem de valores e sem vedetismos.
 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×