O primeiro-ministro, enquanto presidente da Câmara de Lisboa, viajou a convite da Cisco para ser orador numa conferência da empresa norte-americana. A viagem teve como destino Amesterdão e aconteceu em 2008, estava Costa aos comandos da autarquia há um ano.
E esta não foi a única participação de altos quadros da autarquia num evento oficial da empresa norte-americana, cujas despesas terão sido pagas, com dinheiros públicos, pela Câmara de Lisboa. Meses antes da viagem de Costa, também o vice-presidente do município, na altura, Marcos Perestrello, atual secretário de Estado da Defesa, foi a São Francisco, nos Estados Unidos, a convite da Cisco e em substituição de António Costa.
. Todos com data posterior às viagens e participação nas conferências da empresa norte-americana. Além disso, todos os contratos foram estebelecidos através de adjudicações diretas, sendo que apenas dois contratos não foram realizados com a Novabase. Um dos contratos, com data de 16 de fevereiro de 2016, foi assinado com a OCTAL – Engenharia de Sistemas e o outro foi com a Informantem, a empresa de Henrique Muacho, ex-candidato a uma freguesia de Odivelas pelo PSD, julgado por sete crimes num caso de corrupção.
No entanto, este é um valor que ainda pode subir tendo em conta que nem sempre as entidades públicas cumprem a regra estebelecida na lei, não disponibilizando os contratos estabelecidos com verbas públicas.
Leia mais na edição impressa do SOL. Hoje já nas bancas