Aquele mapa pendurado na parede da sala? Estava errado (este é o correcto)

Aquele mapa pendurado na parede da sala? Estava errado (este é o correcto)


Lembra-se das aulas de geografia? Não foram dadas correctamente.


Lembra-se das aulas de geografia? E do mapa pendurado na parede, ao lado do quadro de ardósia? E do globo que tem na sala? Estão todos errados.

O mapa tradicional pelo qual todo nós estudámos e aprendemos está cheio de erros, nomeadamente no que diz respeito aos tamanhos, dos países e dos continentes. Exemplo? Em quase todos os mapas mostram África do mesmo tamanho que a Gronelândia, apesar de ser 14 vezes maior.

Como sabemos isto? Graças a um grupo de geógrafos da Universidade de Baylor, que utilizou as imagens de satélite da NASA e tenta corrigir erros históricos. Agora, podemos ver a Índia crescer (muito) e poder estender-se desde os Grandes Lagos até a América do Sul.

Há uma distorção geométrica na passagem do globo redondo para um mapa plano e os cartógrafos tiveram de ajustar o tamanho das terras, dando a impressão, por exemplo, que o Canadá encolheu a Austrália.

Agora, graças a este novo mapa a Europa consegue encaixar no Brasil. Falta pouco para passar para os livros escolares. A sobreposição ficarai mais ou menos assim.