Zoológico de Lisboa tem nova cria de Okapi


Um macho Okapi nasceu em maio, com 25 quilogramas, no Jardim Zoológico de Lisboa, e já pode ser visto no exterior, foi hoje divulgado. Esta é a segunda cria da família Okapi do Zoo de Lisboa. O irmão Azizi nasceu em 2010 e “foi recentemente enviado para o Jardim Zoológico Doué La Fontaine, em França,…


Um macho Okapi nasceu em maio, com 25 quilogramas, no Jardim Zoológico de Lisboa, e já pode ser visto no exterior, foi hoje divulgado.

Esta é a segunda cria da família Okapi do Zoo de Lisboa. O irmão Azizi nasceu em 2010 e “foi recentemente enviado para o Jardim Zoológico Doué La Fontaine, em França, no âmbito do programa de cooperação entre Jardins Zoológicos, com o objetivo de dar continuidade à reprodução da espécie”, indicou o Jardim Zoológico de Lisboa em comunicado.

O Okapi é da família das girafas e é conhecido como Girafa da Floresta, embora tenha o pescoço mais curto e as riscas brancas nas patas, que contrastam com o corpo escuro, façam lembrar a zebra.

O “parentesco com a girafa”, explica o Zoo, é visível nas “orelhas grandes e eretas” e na “língua comprida”, com cerca de 35 centímetros, que o Okapi utiliza para limpar os olhos e orelhas.

“A dieta dos Okapis é herbívora e as suas preferências são folhas, frutos e sementes de plantas”, refere o Zoo, adiantando que “as crias se alimentam de leite materno até aos nove meses” e que têm uma ligação “muito forte” com a mãe.

Originário das florestas equatoriais do Nordeste e Centro-Leste da República Democrática do Congo, o Okapi é uma espécie ameaçada pela caça desportiva e pela perda de habitat.

O Jardim Zoológico de Lisboa contribui para a conservação dos Okapis através da participação no Programa Europeu de Reprodução do Okapi e do apoio financeiro a um projeto no habitat natural, na República Democrática do Congo.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico