Polónia. Desmantelada rede que ajudou mais de 12 mil pessoas a entrarem ilegalmente no espaço Schengen

Polónia. Desmantelada rede que ajudou mais de 12 mil pessoas a entrarem ilegalmente no espaço Schengen


Rede terá contribuído para que, entre 2018 e 2024, quase 12.500 estrangeiros vindo da Ásia, África e Ucrânia, conseguissem de forma fraudulenta os documentos e vistos necessários para entrar na Polónia e noutros países do espaço europeu.


Uma rede que auxiliou a imigração ilegal na Polónia e ajudou a que mais de 12 mil pessoas conseguissem entrar no espaço Schengen foi descoberta e desmantelada pelas autoridades polacas.

Numa nota divulgada, o Ministério Público de Grójec, localizado no centro do país, refere que a rede foi desmantelada pela guarda fronteiriça polaca e pelo Ministério Público do país.  

O Ministério Público acusa os elementos desta rede de serem “um grupo criminoso organizado que permitiu travessias ilegais de fronteiras na Polónia”.  Entre as pessoas detidas, encontram-se dois “altos responsáveis” de um gabinete de emprego na Mazóvia, a província mais populosa da Polónia.  

Segundo Bielec, os detidos estavam envolvidos “no processo de emissão de certificados de entrada para trabalho sazonal, permitindo, assim, que estrangeiros de países de migração de alto risco atravessassem ilegalmente a fronteira polaca”. 

A rede terá contribuído para que, entre 2018 e 2024, quase 12.500 estrangeiros vindo da Ásia, África e Ucrânia, conseguissem de forma fraudulenta os documentos e vistos necessários para entrar na Polónia e noutros países do espaço europeu de livre circulação Schengen.