Os presidentes dos EUA e da Ucrânia tiveram uma discussão tensa, esta sexta-feira, na Casa Branca em direto para o mundo, com Zelensky a chamar “assassino” a Putin e Trump a dizer que o homólogo ucraniano não estava pronto para paz.
Donald Trump disse que Volodymyr Zelensky deveria ser “grato” com os Estados Unidos e acusou-o de estar a “apostar com as vidas de milhões de pessoas”.
“Está a apostar com a Terceira Guerra Mundial e o que você está a fazer é muito desrespeitoso com o país, este país que o apoiou muito mais do que muitas pessoas dizem que deveria ter sido feito”, acrescentou.
O vice-Presidente JD Vance também acusou Zelensky de “desrespeitar” os norte-americanos.
O Presidente da Ucrânia acabou por se ir embora mais cedo, segundo a Fox Trump expulsou Zelensky da Casa Branca. Certo é que não houve, ao contrário do que estava previsto, conferência de imprensa no final da reunião e o acordo sobre minerais e terras raras não foi assinado.
Pouco depois, o líder norte-americano escreveu na rede social Truth Social: “Tivemos uma reunião muito significativa na Casa Branca hoje. […] É incrível o que sai através da emoção, e eu determinei que o Presidente Zelensky não está pronto para a paz se a América estiver envolvida, porque ele sente que o nosso envolvimento lhe dá uma grande vantagem nas negociações”.
“Eu não quero vantagem, eu quero paz. Ele [Zelensky] desrespeitou os Estados Unidos da América na sua estimada sala oval. Pode voltar quando estiver pronto para a paz”, acrescentou.
Entretanto, o Presidente da Ucrânia também já reagiu. “Obrigado América, obrigado pelo vosso apoio, obrigado por esta visita. Obrigado [Presidente dos Estados Unidos da América], Congresso e ao povo norte-americano”, escreveu no X.