A Polícia Judiciária deteve, na quinta-feira, um homem de 45 anos suspeito de crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual de duas menores, de 12 e 13 anos
As vítimas encontravam-se à sua guarda e responsabilidade no âmbito da sua atividade profissional, relacionada com um centro de estudos / ATL, localizado na área metropolitana do Porto.
Segundo um comunicado da PJ, a detenção surge na sequência de denúncia de uma das vítimas, reportando que o suspeito tinha abusado sexualmente dela e que outra menor teria “uma relação especial” com o agora detido.
No âmbito da investigação, iniciada após a denúncia, veio a apurar-se que o homem “aproveitando-se da sua condição profissional, na qual tinha a responsabilidade de cuidar e transportar várias menores no âmbito das atividades do referido centro” levou a cabo os abusos sexuais, criando na outra menor, à data com 12 anos, “a ilusão de que tais práticas correspondiam a uma relação de namoro”.
A PJ informou ainda que foram recolhidas provas de natureza material e digital da prática de inúmeros crimes de abuso sexual de crianças e de pornografia de menores, que ocorreram quer na residência do arguido, quer em veículos do centro de estudos e igualmente na residência de uma das menores.
O detido, de 45 anos, sem antecedentes criminais, vai ser presente a tribunal para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.