Sondagens internas dão vitória ao PSD na Câmara de Sintra

Sondagens internas dão vitória ao PSD na Câmara de Sintra


Moedas e Iniciativa Liberal tentam acertar agulhas em Lisboa. Sintra poderá mudar de mãos, sondagens internas dizem que Marco Almeida (PSD) sucede a Basílio Horta.


Numa semana em que as presidenciais se impuseram na agenda, com o lançamento esta quinta-feira da candidatura de Luís Marques Mendes, as autárquicas passaram para segundo plano no debate político, mas nem por isso as máquinas partidárias abrandaram na sua preparação.


Sem anúncios de monta sobre novos candidatos, o foco está neste momento nas negociações entre Iniciativa Liberal e PSD nas duas maiores cidades do país, Lisboa e Porto. Na convenção do último fim de semana, foram muitas as vozes a incentivar entendimentos nestas duas cidades, com particular destaque para o eurodeputado e antigo líder da IL, João Cotrim de Figueiredo, e para Bernardo Blanco, deputado liberal que é apontado como um dos nomes que poderá vir a suceder a Rui Rocha.


Carlos Moedas, que ainda não anunciou que se recandidata à Câmara de Lisboa, tem mantido discrição nos contactos, mas fontes próximas do autarca garantem que está a fazer contas com a IL para alargar a coligação num novo mandato. A acusação do processo Tutti Frutti, conhecida esta semana, trouxe algum amargo de boca à coligação que governa a capital, mas ninguém acredita que este caso venha a prejudicar Moedas.

Socialistas preocupados com escolhas de Pedro Nuno
Entre os socialistas da capital vive-se algum desconforto com as decisões que o líder socialista tem vindo a tomar no que respeita à escolha de nomes para as principais autarquias da região.


A escolha de Alexandra Leitão para Lisboa já tinha levantado críticas e a escolha de Ana Mendes Godinho para Sintra veio aumentar o descontentamento. «Os candidatos estão todos a ser decididos por estudos», critica um militante que diz ao Nascer do SOL que «as estruturas estão incomodadas por não estarem a decidir os seus nomes».


Ao que sabe o nosso jornal, sondagens internas dos socialistas e dos sociais-democratas dão a vitória em Sintra ao PSD. Nos estudos constam dois nomes como possíveis candidatos: Pedro Santana Lopes e Marco Almeida. Nos dois cenários a derrota dos socialistas que têm governado o município parece clara, ficando Santana Lopes um ponto à frente de Marco Almeida, que já estará escolhido como candidato.