Gaza. Trump diz que “todos adoram” a sua proposta

Gaza. Trump diz que “todos adoram” a sua proposta


O líder norte-americano mostrou-se conhecedor da posição de rejeição das autoridades egípcias e jordanas sobre este plano, mas acrescentou que acreditava que elas acabariam por ceder à proposta


O presidente dos EUA disse esta quinta-feira que “todos adoram” a sua proposta de assumir o controlo de Gaza e deslocar os habitantes do enclave. A proposta tem a oposição dos palestinianos, de muitos países do Médio Oriente e da comunidade internacional.

“Toda a gente adora”, afirmou Donald Trump, em declarações aos jornalistas na Sala Oval, na Casa Branca, quando questionado sobre as reações ao seu plano para o enclave palestiniano, devastado após 15 meses de guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas.

Na terça-feira, Trump defendeu que os EUA devem assumir o controlo da Faixa de Gaza para reconstruir e desenvolver economicamente o território. O chefe de Estado norte-americano também propõe transferir os habitantes do enclave para países vizinhos, em particular para a Jordânia e para o Egito. 

Trump recusou-se esta quarta-feira a dar mais detalhes sobre o seu plano, argumentando que “não era o momento certo” já que estava a participar no que descreveu como uma ocasião “solene e importante” – a tomada de posse da procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi.

A proposta de Trump já foi criticada por diversos países da comunidade internacional, em particular pelos países da região, incluindo os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita, que consideram a medida impraticável.

O líder norte-americano mostrou-se conhecedor da posição de rejeição das autoridades egípcias e jordanas sobre este plano, mas acrescentou que acreditava que elas acabariam por ceder à proposta.