O presidente do Conselho Europeu disse, esta terça-feira, que os Estados Unidos “são amigos” da União Europeia, mas recordou que, mesmo entre amigos, “podem surgir problemas”.
“Os Estados Unidos são nossos amigos, nossos aliados e nossos parceiros e também entre amigos podem surgir problemas e diferenças de opinião, [mas] quando isso acontece temos de os abordar, de falar e de encontrar soluções”, disse António Costa, em Bruxelas, durante o seu discurso final da Conferência dos Embaixadores da UE, que contou com o tema “A política externa europeia que dá resultados”.
Costa acrescentou que os blocos europeu e norte-americano “têm sido pilares da ordem baseada em regras, respeitando a soberania nacional, a integridade territorial, a estabilidade das fronteiras e a Carta das Nações Unidas”.
“A União Europeia defenderá o respeito universal do Direito internacional e da ordem assente em regras em todo o lado”, disse ainda, referindo-se às possíveis investidas do Presidente norte-americano, Donald Trump, sobre a Gronelândia.