O chamado mercado de inverno fechou ontem nos “Big 5” (Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e França) sem grandes surpresas. No caso português, o Sporting contratou o extremo Biel ao Bahia por seis milhões de euros, e emprestou Marcus Edwards ao Burnley, que fica com a obrigatoriedade de comprar o passe do jogador por 10 milhões de euros se subir à Premier League na próxima época.
Nas últimas horas, o Benfica contratou Bruma (ex-Braga) por 6,5 milhões de euros, e fechou os empréstimos de Andrea Belotti (ex-Como), a quem o Benfica vai pagar três milhões de euros de salário, e do lateral esquerdo Samuel Dah (ex-Roma), por 600 mil euros, com opção de compra. Em contrapartida, vendeu Beste ao Friburgo por oito milhões de euros e devolveu Kaboré ao Manchester City após um empréstimo mal sucedido, o defesa do Burkina Faso foi, entretanto, emprestado ao Werder Bremen.
O FC Porto contratou William Gomes ao São Paulo por nove milhões de euros. Em sentido inverso, saiu a sorte grande aos azuis e brancos ao venderem o médio Nico Gonzalez ao Manchester City por 60 milhões de euros e o extremo Galeno ao Al-Ahli, da Arábia Saudita, por 50 milhões de euros. O FC Porto emprestou o avançado Fran Navarro ao Braga, com uma opção de compra de três milhões de euros, Iván Jaime ao Valencia e rescindiu com o lateral esquerdo Wendel. Esta operação financeira constitui um balão de oxigénio para o FC Porto, resta saber que efeitos terá a nível desportivo.
A nível internacional, João Félix deixa o Chelsea e vai jogar até final do ano no Milan, de Sérgio Conceição, por empréstimo no valor de cinco milhões de euros.