PSD já aprovou 43 candidatos autárquicos e assegura que mais de 90% estão escolhidos

PSD já aprovou 43 candidatos autárquicos e assegura que mais de 90% estão escolhidos


Sobre eventuais coligações, o parceiro natural continua a ser CDS, embora possa haver algumas alianças com IL. Sobre o Chega, a frase de ordem continua a ser: “Não é não”.


O coordenador autárquico do PSD anunciou que foram homologados pela direção do partido os primeiros 43 candidatos autárquicos, mas adiantou que “mais de 90%” já estão escolhidos” e serão aprovados até final do primeiro trimestre.

“Trata-se de um processo que nós vamos realizar até ao final do primeiro trimestre, como já começámos há cerca de dois anos (…) Temos hoje condições para dizer que mais de 90% dos candidatos estão hoje escolhidos, embora não estejam aprovados, por mera questão de procedimento estatutário”, afirmou Pedro Alves, na quarta-feira, num intervalo do Conselho Nacional do PSD

Entre os candidatos aprovados, contam-se três das capitais de distrito: Braga, onde Ricardo Rio atingiu a limitação de mandatos, o escolhido foi o vereador João Rodrigues; em Santarém, recandidata-se o atual presidente da Câmara João Teixeira Leite; e, em Évora, o presidente da concelhia Henrique Sim-Sim.

Foi também aprovado o candidato à Câmara de Cascais, o atual vice-presidente do executivo de Carlos Carreiras e líder da concelhia Nuno Piteira Lopes, bem como o de Loures, o vereador Nélson Baptista.

Sobre eventuais coligações autárquicas, o secretário-geral do PSD, afirmou que o parceiro natural continuará a ser o CDS, no entanto Hugo Soares também admitiu algumas alianças com a Iniciativa Liberal.

Já em relação ao Chega, repetiu a frase que tem sido utilizada pelo líder do partido e primeiro-ministro: “Não é não”.