Portugal teve, pela primeira vez, dois tenistas na segunda ronda do Open da Austrália, as dificuldades surgiram na ronda seguinte.
Nuno Borges dá-se particularmente bem com os courts de Melbourne e derrotou o australiano Jordan Thompson em três sets (6/3, 6/2 e 6/4). Pelo segundo ano consecutivo chegou à terceira ronda, onde defrontou, esta sexta-feira de madrugada, o espanhol Carlos Alcaraz, número 3 do ranking mundial, mas acabou por ser eliminado com os parciais de 6-2, 6-4, 6-7(3) e 6-2.
Jaime Faria, de 21 anos, esteve igualmente em destaque ao ser o primeiro português a ganhar um set a Novak Djokovic, número 7 ATP.
O sérvio demorou três horas para vencer por 3-1 (6/1, 6/7 com 4/7 no tie break, 6/3 e 6/2).
No final, Djokovic elogiou o português: «Jogou um ténis fantástico. No final do segundo set e no início do terceiro tive de aguentar a tempestade. Disse-lhe, na rede, que o futuro será brilhante e que deve continuar a lutar».
Em pares, Nuno Borges e Francisco Cabral qualificaram-se para a segunda ronda ao vencerem Nikola Mektic/Michael Venus, quintos cabeças-de-série, em dois sets (7-6, 7-3 no tie break e 6-3).