Legionella leva a encerramento de serviços na estação do Pinhão

Legionella leva a encerramento de serviços na estação do Pinhão


Será realizada uma limpeza e desinfeção intensiva das tubagens.


A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje que foi necessária a interdição das casas de banho, chuveiros e copas, além da suspensão do fornecimento de água, na estação ferroviária do Pinhão, no concelho de Alijó, após a deteção de focos da bactéria Legionella. A medida foi tomada como precaução sem que, até ao momento, tenha sido registada qualquer infeção em colaboradores ou utentes, conforme explicou a empresa.

Em comunicado, a IP informou que, durante as ações de controlo da Legionella realizadas nas suas instalações, foram identificados “alguns locais com valores de incumprimento”, sendo a estação do Pinhão uma das afetadas. Como resposta, a empresa adotou de imediato as ações necessárias para proteger a saúde dos utentes e trabalhadores, incluindo a “suspensão do fornecimento de água e interdição da utilização de instalações sanitárias, chuveiros e copas” dos espaços afetados.

A empresa também detalhou que será realizada uma limpeza e desinfeção intensiva das tubagens, utilizando biocidas por choque químico, com a colaboração de uma empresa especializada contratada para o efeito. Após esse procedimento, novas análises serão feitas para garantir a eliminação da bactéria. “Estas ações, realizadas com a periodicidade estabelecida na legislação em vigor, serão executadas sempre que necessário até que o problema seja debelado”, destacou a IP.

A Câmara Municipal de Alijó foi informada sobre a situação na sexta-feira e lamentou não ter sido notificada no momento em que a bactéria foi inicialmente detetada, na quarta-feira. A autarquia classificou o episódio como uma questão de saúde pública e afirmou estar “a acompanhar a situação de perto”, garantindo que estão a ser tomadas todas as diligências necessárias para implementar as medidas de desinfeção e garantir a segurança da população e dos visitantes.

Por sua vez, a Junta de Freguesia do Pinhão também se pronunciou sobre o caso, tranquilizando a comunidade local. “Não existe qualquer indício de qualquer perigo para a saúde pública”, afirmou, acrescentando que, embora tenham solicitado a análise de pontos de água na região para despiste de Legionella, as “análises de água são efetuadas regularmente e estão dentro dos parâmetros normais para as águas de consumo”.

No mesmo dia, a IP comunicou que outras estações ferroviárias, como as de Beja e Cuba, também precisaram de ser fechadas por precaução após a deteção da mesma bactéria.

A Legionella é responsável pela doença dos legionários, uma forma grave de pneumonia, cujos sintomas iniciais incluem tosse seca, febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e dificuldade respiratória. A infeção pode ser contraída por via aérea, através da inalação de gotículas de água ou aspiração de água contaminada, mas, embora grave, possui tratamento eficaz.