EUA. Tom Homan nomeado responsável das fronteiras e emigração

EUA. Tom Homan nomeado responsável das fronteiras e emigração


Homan foi diretor interino da agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE, na sigla inglesa) entre janeiro de 2017 e junho de 2018


O presidente eleito dos EUA anunciou que vai nomear como “czar das fronteiras” Tom Homan, antigo responsável pela imigração no primeiro mandato de Donald Trump.

Homan foi diretor interino da agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE, na sigla inglesa) entre janeiro de 2017 e junho de 2018.

“Tenho o prazer de anunciar que o antigo diretor da ICE e um bastião do controlo das fronteiras, Tom Homan, se juntará à administração Trump, responsável pelas fronteiras da nossa nação”, escreveu na noite de domingo (madrugada de segunda-feira em Portugal)  o republicano.

Além de supervisionar as fronteiras sul e norte e “a segurança marítima e aérea”, Trump disse que Homan “será responsável por toda a deportação de estrangeiros ilegais de volta para o país de origem”.

O presidente eleito prometeu lançar, no primeiro dia do segundo mandato, a maior operação de deportação de migrantes ilegais da história dos EUA. Trump disse, na sua rede social Truth Social, que “não tinha dúvidas” de que Homan “fará um trabalho fantástico e que há muito é esperado”.

Durante a campanha eleitoral, Donald Trump atacou os migrantes ilegais, que acusou de “envenenar o sangue” dos EUA. Horas antes do anúncio de Trump, Homan disse numa entrevista à televisão norte-americana Fox News que os militares não iam deter e prender imigrantes ilegalmente no país e que a ICE ia agir de “forma humana”.