Os familiares dos cinco militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) que morreram na queda de um helicóptero no rio Douro serão indemnizados.
De acordo com uma nota, divulgada esta terça-feira, o Ministério da Administração Interna anunciou que a ministra Margarida Blasco assinou, na noite de segunda-feira, o “despacho que desencadeia a tramitação legal que conduz ao pagamento” de indemnizações às famílias.
Neste sentido, a ministra acompanhou “de perto” as famílias e esteve presente nos funerais dos cinco militares.”
O Governo, através da Ministra da Administração Interna, iniciou, assim, o procedimento que pretende seja o mais célere possível, sendo que, no cumprimento da legalidade, tudo se fará para que assim o seja”, lê-se na nota.
“O Governo não esquece, nem poderia esquecer, quem deu a sua vida pelos outros, ao serviço da comunidade” e “nada poderá compensar a perda de uma vida humana”
“Portugal sabe, sempre, reconhecer o brio e a dedicação de todos aqueles que se alistam, ano após ano, para com o risco da própria vida, se colocarem ao serviço das forças de segurança para protegerem a nossa comunidade”, diz ainda a nota, acrescentando que “é, agora, tempo de não esquecer as famílias que ficam e que precisam de toda a solidariedade e apoio”.