Os hospitais do Barreiro, Santarém, Abrantes e Portimão têm, de acordo com a informação disponibilizada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), as urgências encerradas por falta de recursos humanos.
Atualmente, o Hospital Nossa Senhora do Rosário, situado no Barreiro, é o único no país, que possui dois serviços de urgencia encerrados, (Pediátrica e Obstetrícia e Ginecologia).
Já no Médio Tejo, os hospitais de Santarém Dr. Manoel Constâncio (Abrantes) fecharam os serviços urgentes de Obstetrícia e Ginecologia.
Na região sul do país, a única unidade de saúde condicionada é o Hopital de Portimão, que fechou a Urgência de Obstetrícia.
Apesar de não terem sido registados mais encerramentos, vários serviços estão a sofrer condicionamentos, com urgências parcialmente encerradas durante certos horários. Este é o caso da Pediatria do Serviço de Atendimento de Pediatria de Viseu, que está referenciada entre as 20:15 e 23:00 de hoje.
Na região norte, hospital de Braga tem referenciada a Urgência de Obstetrícia entre as 08:00 e as 24:00.
Já os serviços de Urgência de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria (Lisboa Central) e de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta (Almada) estão referenciados todo o dia apenas para receber casos indicados pelo INEM.
A Direção Executiva do SNS aconselha sempre a população a ligar para “Linha SOS Grávida [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência de Ginecologia”.