Lojas FNAC transformam-se em galerias de arte em agosto

Lojas FNAC transformam-se em galerias de arte em agosto


Verão repleto de arte e cultura para todos os gostos.


Os fóruns Fnac de norte a sul do país, incluindo a Ilha da Madeira, recebem durante o mês de agosto um ciclo de exposições artísticas gratuitas.

O objetivo, segundo a Fnac, é reforçar “o compromisso da marca com a democratização da cultura e a promoção da diversidade artística”.

As mostras representam uma seleção diversificada de talentos e expressões, da fotografia a instalações, passando pela ilustração, banda desenhada e artes plásticas.

A entrada, em todas as exposições é gratuita, “num convite a mergulhar num universo criativo e a celebrar a arte em todas as suas formas”, explica a Fnac.

Veja aqui a programação completa

FNAC Braga (1 a 31 de agosto)

ESPELHO MEU, ESPELHO TEU – Instalação de Joana Manso e Rute Costa

Uma instalação que explora a desconexão da humanidade e o controlo externo sentido na era digital. Através da transfiguração das expressões dos espectadores, esta obra questiona a construção da identidade individual num mundo saturado por tecnologia e influências externas.

FNAC NorteShopping (1 a 31 de agosto)

A LAKE, A FOREST – Exposição de Arte Visual por @alakeaforest – Carolina

Uma mostra da artista portuense Carolina, que explora temas como a identidade, a comunidade e o propósito através de fotografia, escultura, pintura e arte abstrata. Uma viagem visual que dialoga com o visível e o invisível, inspirada por música, literatura e relações interpessoais.

FNAC GaiaShopping (1 a 31 de agosto)

MEIRELES DE PINHO: COMPOSIÇÕES – Exposição de Arte de Meireles de Pinho

Esta exposição é uma oportunidade de conhecer o trabalho multifacetado de Meireles de Pinho, um artista que transita entre desenho, escultura e instalações. Esta mostra apresenta obras que refletem a sua vasta experiência em diversas áreas, como cenografia, intervenções em espaço público e até mesmo a criação de ilusões para espetáculos de magia.

FNAC Alfragide (1 a 31 de agosto)

BAILARINAS VESTIDAS DE APARAS – Exposição de Arte com trabalhos de Nélia Pereira

Uma explosão de cor e movimento com as bailarinas de Nélia Pereira, criadas a partir de um material inusitado: aparas de lápis de cor. Uma ode à dança e à reutilização criativa, demonstrando como a arte pode florescer a partir de materiais descartados.

FNAC Chiado (1 a 31 de agosto)

COLEÇÃO CICLO – Os recondicionados estão na moda

Uma iniciativa sustentável e estilosa em parceria com a ETIC (Turmas de Design de Moda, Produção de Moda e Styling). A exposição apresenta a Coleção CICLO, uma linha de roupa criada a partir de materiais reciclados, incluindo coletes antigos da FNAC, telas de comunicação, sacos e lixo eletrónico. Uma demonstração de como a moda e a tecnologia podem caminhar juntas rumo à economia circular.

FNAC Madeira (1 a 31 de agosto)

AMAR-TE – Pinturas de Ivo Freitas

Uma celebração da vida e da arte com as paisagens madeirenses de Ivo Freitas, artista de 88 anos que demonstra que a paixão pela arte é intemporal. A exposição apresenta 20 quadros a óleo que capturam a beleza natural da ilha, convidando o público a contemplar a serenidade e a grandiosidade da natureza.

FNAC Almada (1 a 31 de agosto)

UM FRAGMENTO DE MANHÃ – Trabalhos de Carla Fragata, Patrícia Costa e Bernardo Gunza

Uma viagem artística a três através de diferentes linguagens: fotografia, videoarte e arte 3D. A exposição reúne “fragmentos do tempo” capturados pelas lentes e telas dos artistas, proporcionando uma experiência sensorial e reflexiva sobre a efemeridade da vida.