Regresso à Normandia 80 anos depois do Dia D

Regresso à Normandia 80 anos depois do Dia D


O Presidente americano, Joe Biden, o Rei Carlos III, o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau, o chanceler alemão Olaf Scholz e ainda Volodymyr Zelenskyy.


Cumpriram-se ontem, 6 de junho de 2024, 80 anos do Dia D, quando as tropas aliadas desembarcaram nas praias da Normandia com o objetivo de começar a libertar o território francês da ocupação nazi.

Apelidada de operação Overlord, trata-se de uma das batalhas mais icónicas da Segunda Grande Guerra, tendo começado a incursão na frente oeste e a consequente pressão sobre as tropas de Hitler.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, não poupou esforços e realizou comemorações que ficarão para a posteridade, principalmente pela realidade geopolítica atual da Europa.

Os veteranos  recriaram os desembarques dos aliados nas praias do norte de França.

Deslocaram-se também à Normandia o Presidente americano, Joe Biden, o Rei Carlos III, o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau, o chanceler alemão Olaf Scholz e ainda Volodymyr Zelenskyy. A Rússia foi também convidada mas Putin decidiu não enviar representantes, reforçando a ideia de que, 80 anos mais tarde, ainda é importante lutar pela liberdade, democracia  e integridade territorial da Europa.