A UEFA, entidade que gere o futebol europeu, decretou, esta sexta-feira, uma multa de 1,5 milhões de euros ao FC Porto, através do Comité de Controlo Financeiro, devido a “”dívidas vencidas a outros clubes de futebol, funcionários e/ou autoridades sociais/fiscais”.
A nota do organismo refere que o clube foi notificado desta sanção, a 19 de abril, cerca de uma semana antes das eleições dos azuis e brancos.
Os FC Porto enfrenta ainda uma ameaça de expulsão de compitações europeias, que inclui a participação na próxima competição de clubes da UEFA. Caso o clube se qualifique nas próximas três épocas, a sua participação pode ficar suspensa “por um período de duas épocas e só será aplicada caso o clube não cumpra os requisitos de solvência nas épocas 2024/25 e 2025/26”.
A UEFA sancionou também Sp Braga e o V. Guimarães. Os minhotos receberam uma multa de 40 mil euros e os vimaranenses em 200 mil euros, sendo que este último enfrenta, à semelhança do FC Porto, exclusão das provas europeias, que estará suspensa por uma época e “só será aplicada se o clube não cumprir os requisitos de solvência na época 2024/25”.