PSI20 cai mais de 3% em linha com Europa e Mota-Engil e PT lideram perdas


O principal índice da bolsa, o PSI20, fechou a sessão a perder 3,30% para 5.495,70 pontos, em linha com as praças europeias, penalizado pelas perdas da Mota-Engil e da Portugal Telecom (PT). Entre as 18 cotadas que compõem o índice de referência da praça portuguesa, todas encerraram em terreno negativo. As ações da Mota-Engil e…


O principal índice da bolsa, o PSI20, fechou a sessão a perder 3,30% para 5.495,70 pontos, em linha com as praças europeias, penalizado pelas perdas da Mota-Engil e da Portugal Telecom (PT).

Entre as 18 cotadas que compõem o índice de referência da praça portuguesa, todas encerraram em terreno negativo.

As ações da Mota-Engil e da PT lideram as perdas da sessão, tendo recuado 5,24% e 4,82%, para 4,70 euros e 1,56 euros, respetivamente.

O setor financeiro também registou perdas: o BPI caiu 4,60% para 1,55 euros, o BCP cedeu 2,49% para 0,10 euros, e o Banif deslizou 1,27% para 0,007 euros.

Na Europa, o dia foi negativo em todas as praças de referência, com Lisboa a liderar as perdas do dia, um resultado explicado pelos analistas como uma deceção perante a ausência de políticas por parte do Banco Central Europeu (BCE).

Na sua reunião mensal, excecionalmente realizada em Nápoles, Itália, o BCE decidiu manter inalterada a taxa de juro diretora no mínimo histórico de 0,05%.

Nas ruas de Nápoles, milhares de manifestantes protestaram contra as políticas de austeridade e gritaram “slogans” contra o BCE.

Na conferência de imprensa mensal, o presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou que alguns países da zona euro devem “acelerar claramente” a aplicação de reformas, sem apontar nomes.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa