Surto em Mora conta com 48 casos positivos do novo coronavírus

Surto em Mora conta com 48 casos positivos do novo coronavírus


Cinco pessoas estão hospitalizadas, das quais três em Unidades de Cuidados Intensivos.


O número de pessoas infetadas com covid-19 na vila de Mora, no distrito de Évora, subiu, esta quarta-feira, para 48  – mais dois casos do que os registados esta terça-feira. De acordo com o presidente do município, Luís Simão, em declarações à Lusa, os dois novos casos resultam dos resultados de testes “realizados, na terça-feira, a pessoas que tiveram contacto com outras pessoas infetadas”. 

Existem ainda cinco pessoas hospitalizadas, das quais três estão em Unidades de Cuidados Intensivos, de acordo com o autarca. “Tal como na terça-feira, continuam internadas cinco pessoas, todos homens”, no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), das quais “permanecem três nos cuidados intensivos”, referiu o presidente do município.

Depois de três pessoas terem testado positivo ao novo coronavírus, no passado dia 9, a autarquia decidiu testar todos os funcionários do município, efetivos do posto da GNR, bombeiros voluntários e ainda todos os habitantes de Mora. Os testes de despiste aos trabalhadores municipais e aos militares já foram realizados mas os resultados ainda não são conhecidos, de acordo com Luís Simão.  

A câmara ativou o Plano Municipal de Emergência para lidar com este surto e fechou, no início da semana passada, os serviços de atendimento ao público e outros equipamentos, como a Oficina da Criança, a Casa da Cultura, o Centro de Atividades de Tempos Livres e instalações desportivas.

Ao longo da última semana foram ainda fechados cafés, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. A população foi ainda aconselhada a ficar em casa de modo a conter a propagação da doença.