Passageiros do metro estão mais satisfeitos, revela um estudo

Passageiros do metro estão mais satisfeitos, revela um estudo


Melhoria na satisfação até nos utentes da hora de ponta de manhã, diz a empresa.


O índice de satisfação dos utentes do Metropolitano de Lisboa subiu em 2019. As linhas Verde e Azul são as que mais satisfazem passageiros, segundo um estudo divulgado esta quarta-feira.

De acordo com o estudo, a que o SOL teve acesso, o Índice de Satisfação do Cliente (ISC) foi de 7,35 em 10, sendo que no ano anterior a ‘nota’ tinha sido de 7,11.

Os dados mostram que houve uma evolução positiva de 2,51% face à média dos últimos seis estudos anteriores, que era de 7,17 e de 3,38% face ao período homólogo. O estudo destaca ainda a maior satisfação dos passageiros que recorrem a este transporte durante a hora de ponta de manhã.

“As sugestões de melhoria diminuíram em 2019, face ao aumento da qualidade do serviço prestado. 29% dos clientes fazem sugestões de melhoria. Destas sugestões de melhoria, 52% das mesmas são relativas a comboios”, lê-se no estudo.

“No Top 5 de sugestões de melhoria, encontra-se a maior frequência de comboios e redução dos tempos de espera, com 21% e 20% respetivamente. Em terceiro lugar classifica-se, com 16%, a necessidade de uma maior vigilância nas estações, e a redução de avarias posiciona-se em 4º lugar, com uma percentagem de apenas 11%. Em último lugar, e com 9%, encontra-se a sugestão de melhor funcionamento das escadas mecânicas”, informa ainda o Metropolitano de Lisboa.

A recolha de opiniões é levada a cabo anualmente com o objetivo da melhoria da qualidade do serviço prestado. Em 2019, foi realizada entre 30 de setembro e 27 de outubro de 2019, tendo envolvido passageiros, de ambos os sexos com 15 ou mais anos, numa amostra que contou com 4.105 entrevistas.