Papa Francisco anuncia abertura de arquivos históricos do tempo do Holocausto

Papa Francisco anuncia abertura de arquivos históricos do tempo do Holocausto


Papa Francisco refere que “a Igreja não tem medo da História”


O Papa Francisco anunciou esta segunda-feira a abertura dos arquivos referentes ao pontificado de Pio XII. O chefe da Igreja Católica durante a II Guerra Mundial é acusado de ter compactuado com crimes praticados durante o Holocausto.

Num encontro com representantes do Arquivo Secreto do Vaticano, do qual faz parte do Bispo português José Tolentino de Mendonça, o Papa Francisco afirmou, citado pela agência Lusa, ter decidido  que “a abertura dos arquivos do Vaticano do pontificado de Pio XII (1939-1958) será realizada em 02 de março de 2020, exatamente um ano depois do 80.º aniversário da eleição para o trono de Pedro de Eugenio Pacelli”.

Desde que foi iniciado o processo de beatificação de Pio XII, várias organizações judaicas têm reclamado o acesso aos arquivos do Vaticano.

Eugenio Pacelli é acusado de se ter calado perante vários crimes cometidos pelos nazis durante a II Guerra Mundial, em especial sobre um ataque num gueto em Roma, no qual, a escassos metros do Vaticano, mais de mil pessoas foram deportadas para Auschwitz . O atentado data de 16 de outubro de 1943.

Durante décadas, o Vaticano saiu sempre em defesa de Eugenio Pacelli, afirmando que este sempre foi um Papa diplomático e que terá salvo secretamente muitos judeus.