Venezuela. Guaidó pede ao pessoal diplomático para se manter no país

Venezuela. Guaidó pede ao pessoal diplomático para se manter no país


Mensagem foi partilhada no Twitter


Pouco tempo depois de Nicolás Maduro ter acabado o seu discurso, Juan Guaidó, líder da oposição venezuelana que esta quarta-feira se autoproclamou presidente interino do país, usou o Twitter para pedir que todo o pessoal diplomático se mantivesse no país.

{relacionados}

"Apelo a que ignorem qualquer ordem ou disposição que contradiga o firme propósito do poder legítimo da Venezuela", lê-se na mensagem partilhada na Internet.

Esta mensagem surge depois de Maduro ter anunciado que ia cortar relações com os EUA: "Dou 72 horas a todos os representantes diplomáticos para que saiam da Venezuela". “O Governo imperialista dos EUA comanda uma operação para instalar um governo fantoche favorável aos seus interesses”, acrescentou.

Recorde-se que Juan Guaidó autoproclamou-se presidente interino da Venezuela esta quarta-feira. Vários países já manifestaram o seu apoio a Guaidó: EUA, Brasil, Canadá e Peru são alguns deles.

A permanência de Nicolás Maduro na presidência da Venezuela tem gerado vários protestos e confrontos no início desta semana. Segundo o Observatório Venezuelano de Conflituosidade Social (OVCS), já quatro pessoas morreram – entre elas um jovem de 16 anos.