Portugal tem mais de mil freguesias em risco de incêndio

Portugal tem mais de mil freguesias em risco de incêndio


Lista de zonas prioritária de limpeza conta com mais 93 freguesias do que o ano passado


Este ano, a lista de freguesias em risco de incêndio é mais longa. São mais 93 do que em 2018. Ao todo, existem 1142 onde a limpeza do terreno é prioritária.

O Governo divulgou, esta quinta-feira, o mapa das freguesias de primeira e segunda prioridade para limpeza no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (SNDFCI).

O mapa consta de um despacho conjunto do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, e do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

O documento define ainda os prazos para a realização das ações de fiscalização que devem incidir sobre as áreas prioritárias.

O despacho determina que a fiscalização da limpeza de terrenos confinantes a edificações, abrangendo um perímetro de 50 metros, aglomerados populacionais e áreas industriais, num raio de 100 metros, se efetue entre os dias 1 de abril e 31 de maio.

Já a fiscalização da limpeza das faixas de proteção das redes viária e ferroviária e das linhas de transporte e distribuição de energia elétrica será efetuada entre os dias 1 e 30 de junho.

O documento sublinha ainda que “a definição das prioridades não isenta os agentes fiscalizadores do cumprimento de todas as disposições previstas no SNDFCI, não limitando a fiscalização às áreas e períodos referidos”, lê-se num comunicado do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.