Gás natural em Portugal está entre os mais caros da Europa

Gás natural em Portugal está entre os mais caros da Europa


Dados do Eurostat revelam que, mesmo com uma das maiores descidas entre os Estados-membros, o preço do gás natural em Portugal continua entre os mais altos


Mesmo registando o segundo maior recuo da União Europeia no preço do gás natural para consumo no primeiro semestre do ano, Portugal continua a ter o terceiro preço mais elevado entre os Estados-membros.

Segundo dados do Eurostat, entre janeiro e junho, o custo do gás natural em Portugal é de 0,08 euros por quilowatt, o terceiro mais caro, empatado com a Holanda. A Suécia é o que lidera a lista dos países com gás natural mais caro (0,11 euros por quilowatt), seguido pela Dinamarca (0,09 euros por quilowatt).

Mesmo assim, Portugal registou uma descida dos preços de 1,8% do preço no primeiro semestre do ano em relação ao período homólogo, avança ainda o gabinete estatístico da União Europeia. A maior descida foi registada na Estónia que recuou 4,3% no preço enquanto em terceiro lugar está o Luxemburgo com -1,7%.

Por outro lado a Bulgária lidera a lista dos aumentos dos preços de gás natural, subindo 14,9%, seguida pela Lituânia (9,3%) e pela Holanda (6,8%).