Literatura. Sintra comemora os 100 anos do primeiro livro de Ferreira de Castro

Literatura. Sintra comemora os 100 anos do primeiro livro de Ferreira de Castro


Sintra assinala durante os meses de abril e maio o centenário da vida literária do escritor Ferreira de Castro – ‘Criminoso por Ambição’ foi publicado em 1916.


Para comemorar esta data, a Câmara Municipal de Sintra e o Museu Ferreira de Castro criaram um ciclo de conferências, onde serão analisadas e discutidas as primeiras obras de vários autores portugueses.

A primeira decorre no próximo dia 15, no Mu.Sa, em Sintra, e serão explorados os primeiros livros de Camilo Castelo Branco – a sessão será realizada pelo professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Ernesto Rodrigues.

No mesmo espaço, no dia 22, o diretor do Museu Ferreira de Castro, Ricardo António Alves, falará sobre ‘Criminoso por Ambição’ e ‘Mas…’, as primeiras obras do escritor.

Uma semana depois, o ensaísta Fernando J.B. Martinho explora os livros ‘Lírios do Monte’ e ‘Longe’, de José Gomes Ferreira. A sessão decorre no Museu Ferreira de Castro.

As conferências continuam no mês de maio – o ensaísta Vítor Viçoso falará sobre ‘Alcateia’, de Carlos de Oliveira, no dia 20 de maio, no Museu Ferreira de Castro.

Para encerra o ciclo de conferências, no dia 20 de maio, no mesmo museu, o escritor Miguel Real analisa ‘Terra do Pecado’ e ‘Clarabóia’, de José Saramago.