Guterres está “chocado” com as “interpretações erradas” do seu discurso

Guterres está “chocado” com as “interpretações erradas” do seu discurso


Responsável explicou que, apesar de mencionado as preocupações dos palestinianos, também afirmou: “Mas as queixas do povo palestiniano não podem justificar os terríveis ataques do Hamas’”.


António Guterres reagiu às reações da comunidade internacional na sequência das suas declarações polémicas sobre o conflito israelo-palestiniano. O secretário-geral da ONU manifestou-se, esta quarta-feira, “chocado” com as “interpretações erradas”. 

 “Isto é falso. Foi o oposto”, garantiu o ex-primeiro-ministro português, aos jornalistas. “No início da minha intervenção de ontem (terça-feira), afirmei claramente, e passo a citar: ‘Condenei inequivocamente os horríveis e sem precedentes atos de terror de 7 de outubro cometidos pelo Hamas em Israel. Nada pode justificar o assassinato, o ataque e o rapto deliberados de civis, ou o lançamento de foguetes contra alvos civis”.

Guterres explicou que, apesar de mencionado as preocupações dos palestinianos, também afirmou: Mas as queixas do povo palestiniano não podem justificar os terríveis ataques do Hamas’”.